O que é caxemira?

Autor: Feb 9, 2015 Categoria: Informações Básicas | sem comentários

A lã da caxemira é um material muito excepcional e incomum. Este é provavelmente o tecido natural mais raro do mundo. O termo “caxemira“ está vinculado às roupas que são feitas de caxemira. As mais populares são suéteres e pashminas (lenços), mas desse material também são feitos cachecóis, luvas, roupões e gorros.

A caxemira tem uma história muito interessante. Sua lã é obtida nas altitudes mais altas dos Himalaias. Escovando-se as cabras de Caxemira desde a virilha -onde existem as fibras mais finas. As fibras da mais alta qualidade, porém não tem muito – é possível obter anualmente  apenas cerca de 50 a 150 gramas de lã de uma cabra de caxemira.

As cabras de caxemira tiveram que se adaptar às condições naturais em áreas onde a temperatura cai para 40 graus abaixo de zero. Graças ao grosso revestimento de pêlos as fortes geadas não causam problemas. As roupas feitas dessa fibra, têm excelentes qualidades – os suéteres de caxemira possuem uma maciez que faz com não possam ser comparados com quaisquer outros suéteres. Vale ressaltar seu calor – são cerca de seis vezes mais quentes do que, por exemplo os suéteres de lã de ovelha. No inverno com um suéter de caxemira definitivamente você não irá sentir frio.

Os moradores locais vendem a caxemira crua principalmente para as empresas fabricantes da região onde são produzidas as roupas de caxemira. Anualmente se obtém apenas alguns milhares de toneladas de caxemira crua, portanto a demanda global para a caxemira excede a oferta. Os preços da caxemira já está a subir por alguns anos e muito provavelmente irão continuar a subir. Atualmente as fabricas locais compram a caxemira por cerca de 100 US$/Kg. Isso é referente a caxemira crua, que nem se quer foi trabalhada ou avaliada por um controle de qualidade rigoroso – antes do processo de tratamento muitas fibras são excluídas e durante o processo o peso da caxemira ainda diminui muito.

As roupas de caxemira produzidas nestas fabricas são feitas somente à mão. A exceção é a China, que se esforça para automatizar a produção. Usa máquinas e em uma escala grande reproduz artificialmente cabras da Caxemira. As roupas da China apesar de terem a mesma composição não possuem a mesma qualidade como as roupas feitas no Nepal, as quais oferecemos na nossa loja online Caxemira.pt.

Os conhecimentos da produção manual de suéteres de caxemira no Nepal são passados de geração em geração. Cada uma das roupas artesanais é original.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

3612270531596

Suéter de caxemira com 50% de desconto?

Vamos fazer um acordo. Nos dê seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para compra uma secreta na www.caxemira.pt , onde você poderá comprar um suéter ou um lenço por um preço irresistível.

Obrigado! Veja as promoções aqui www.caxemira.pt/liquidacao/